Pesquisar este blog

12 de mai. de 2011

Aparados da Serra

Páscoa, nada melhor que um acampamento na região, conhecida aqui no RS, como campos de cima da serra... O destino foi o município de Cambará do Sul, onde se encontra o Parque Nacional dos Aparados da Serra, divisa do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desta vez, sem nenhuma nova aquisição de equipamentos.

A viagem foi tranqüila, após uma volta pela cidade fomos para a Pausada Corucacas, onde também existe uma ampla área para camping. O lugar é muito bonito, possui um grande açude e bastante sobra proporcionada pelas Araucárias. O camping tem uma estrutura razoável, possui pontos de luz bem distribuídos, existem poucas churrasqueiras e o banheiro, apesar de ter água bem quente deixa a desejar pelo fato de ter frestas muito grandes para “ventilação” do ambiente bem em cima dos chuveiros. Isso não se torna muito agradável quando se está em uma das regiões mais frias do país, com temperaturas abaixo de zero no inverno. Ainda bem que era ainda não estávamos com temperaturas muito baixas, mas por se tratar do mês de maio, o clima não estava tão quente também.

Com a viagem e a função de almoço e armar acampamento, perdemos praticamente a sexta, nos restou pouco tempo para conhecer os cânions.

Quanto ao lugar, não tenho nem palavras para expressar tamanha beleza. Este lugar TODOS deveriam conhecer, principalmente os gaúchos, pois nem fotos traduzem a beleza e grandeza daquilo!

Existem vários cânions na região, porém o mais conhecido e com alguma estrutura é o Itaimbezinho. Lá existe um parque fechado pelo IBAMA, onde cobra-se ingresso para entrar no parque, por haver disponibilidade de banheiros, museu, guias e etc. Os demais cânios não possuem nenhuma estrutura.

As condições de acesso para todos os cânios são muito ruins, estrada de chão batido com muitas pedras (algumas bem grandes) soltas e sem receber a mínima manutenção. Porém, ao chegar lá, todo o esforço é recompensado.

Tivemos sorte nos dois primeiros dias, o tempo colaborou bastante com o sol, mas na madrugada de domingo uma chuvinha fininha começou a cair e se estendeu pelo dia todo. Fato te contribuiu para voltarmos mais cedo, já que não poderíamos aproveitar o passeio com a estrada naquelas condições e ainda mais molhada.

E foi assim este acampamento, sem muitas emoções comparado a outros, porém foi em um dos lugares mais bonitos que já conheci até hoje (se não o mais). Fica aí a dica e o convite para conhecerem esta maravilha que a natureza nos proporcionou.

Seguem algumas fotos.

Abraços!












2 comentários: